O que é LifeLong Learning?
Em meados do século passado a expectativa média de vida para um brasileiro era cerca de 45 anos. Com uma vida tão curta, qual seria a necessidade dos indivíduos se preocuparem com estudos? Claro que a realidade daquela época também não oferecia ambientes escolares para toda a população, além das dificuldades econômicas que obrigavam muitos indivíduos a trabalhar desde a infância.
O fato é que, menos de 100 anos depois, 45 anos é menos da metade da idade que muitos brasileiros estão atingindo atualmente. Com uma vida tão longeva, os indivíduos certamente irão se lançar em muito mais empreitadas ao longo de suas existências. Some a isso o fato de que o empreendedorismo informal cresce ininterruptamente há muitas décadas.
Diante desse cenário é inegável a necessidade de capacitação e desenvolvimento continuados. E não apenas no âmbito profissional, mas em todas as áreas da vida.
Pois é justamente esse o significado de LifeLong Learning: aprendizagem flexível, autônoma, diversificada e disponível em diferentes tempos e lugares. É uma busca contínua, voluntária e automotivada pela atualização do conhecimento, seja em âmbito profissional, acadêmico ou pessoal.