Sobre o curso
Um guia para situar sua empresa no mundo digital
Objetivos Específicos:
Compreender a magnitude da Transformação Digital que se manifesta através de diversas tendências de escala global e altera drasticamente a trajetória da economia global e as prioridades das sociedades, impulsionando a inovação e redefinindo os modelos de negócios. Expor aos empresários a necessidade de mudar profundamente as estratégias de criação de novos produtos e serviços, as cadeias de produção e distribuição e, consequentemente, os hábitos de consumo. Empoderado com esse conhecimento, o empresário poderá empresário poderá entender os desafios e riscos, identificar oportunidades de negócios, se preparar para maior competitividade no mercado e planejar a empresa para os cenários de alta complexidade.
Referências:
• Sites
https://terciostrutzel.com.br;
http://transformacaodigital.srv.br;
https://StartSe.com;
https://silvio.meira.com;
https://transformaçãodigital.com;
https://www.mitsloanreview.com.br;
https://hbr.org;
https://www.projetodraft.com;
https://endeavor.org.br;
https://inovacao-aberta.com;
https://www.emarketer.com;
https://rockcontent.com;
https://fia.com.br;
• Bibliografia
ABURDENE, Patrícia: Megatrends 2010 – o Poder do Capitalismo Responsável. São Paulo. Ed. Campus, 2010.
ANDERSON, Chris. Free : Grátis : o futuro dos preços. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
CHRISTENSEN, Clayton M.: Dilema da Inovação. São Pailo. M Books, 2011.
DOMINGOS, Carlos: Oportunidades disfarçadas. São Paulo. Editora Sextante, 2011.
GABRIEL, Martha: Você, Eu e os Robôs – Pequeno Manual do Mundo Digital: Pequeno manual do mundo digital. Rio de Janeiro. Atlas, 2017.
MARCIAL, Elaine C.: Megatendências Mundiais 2030: O que entidades e personalidades internacionais pensam sobre o futuro do mundo?. Brasilia. IPAE, 2015.
NAISBITT, John: Megatrends: Ten New Directions Transforming Our Lives. Grand Central Pub, 1982.
PARKER, Geoffrey G.; ALSTYNR, Marshall W. van e CHOUDARY, Sangeet Paul: Plataforma: a revolução da estratégia. Rio de Janeiro. Alta Books, 2019.
RIES, Erik: Startup Enxuta. São Paulo. Leya, 2012.
ROGERS, David L.: Transformação Digital: repensando o seu negócio para a era digital. São Paulo. Autêntica Business, 2017.
SAMPAIO, Rafael: Vantagem digital: Um guia prático para a transformação digital. Rio de Janeiro. Alta Books, 2018.
VAZ, Nigel: Digital Business Transformation: How Established Companies Sustain Competitive Advantage from Now to Next. New Jersey. John Wiley Inc, 2021.
WEILL, Peter; WOERNER, Stephanie L.: Qual o seu modelo digital de negócio?. São Pailo. M.Books, 2020.
HARARI, Yuval Noah: 21 lições para o século 21. São Paulo. Companhia das Letras, 2018.
About the instructors

Course Curriculum
ABERTURA
-
Aula 00 Abertura
14:00
UNIDADE 1 – MEGATENDÊNCIAS GERAIS
-
Aula 01 – Inovação X Transformação X Disrupção
18:00 -
Aula 02 – Auto-Capacitação e novas formas de aprendizagem
18:00 -
Aula 03 – Aumento da Complexidade / VUCA / BANI
00:00 -
Aula 04 – Aceleração Exponencial
00:00 -
Aula 05 – Convergência e Conectividade / Hiperconexão
15:00
UNIDADE 2 – MEGATENDÊNCIAS DE MERCADO
-
Aula 06 – Cauda Longa / LongTail
00:00 -
Aula 07 – Desintermediação
10:00 -
Aula 08 – OmniChannel / Lojas inteligentes
30:00 -
Aula 09 – Desmonetização
17:00 -
Aula 10 – Empresas Data Driven
20:00 -
Aula 11 – Novas fronteiras legais
20:00
UNIDADE 3 – MEGATENDÊNCIAS DE ECONOMIA E NEGÓCIOS
-
Aula 12 – Economia GIG e Futuro do Trabalho
32:00 -
Aula 13 – Coopetição / Cocriação / CrowdSourcing
28:00 -
Aula 14 – Capitalismo Consciente
20:00 -
Aula 15 – Open Banking
15:00
UNIDADE 4 – MEGATENDÊNCIAS DA INDÚSTRIA
-
Aula 16 – Indústria 4.0 – 10min
10:00 -
Aula 17 – Automação – Robotic Process Automation
07:00 -
Aula 18 – Materiais Inteligentes / Smart Materials
07:00 -
Aula 19 – Supply Chain / Produção descentralizada
10:00
UNIDADE 5 – MEGATENDÊNCIAS RELAÇÔES DE CONSUMO
-
Aula 20 – Inversão do Vetor de Marketing
15:00 -
Aula 21 – Paradoxo da Escolha
08:00 -
Aula 22 – Economia da Atenção
11:00 -
Aula 23 – Customer Centricity
07:00 -
Aula 24 – Saúde e Bem Estar
13:00
UNIDADE 6 – MEGATENDÊNCIAS SOCIOPOLÍTICAS
-
Aula 25 – Novos modelos de Investimento Social Privado
12:00 -
Aula 26 – Propósito e Ativismo
12:00 -
Aula 27 – Urbanização / Smart Cities / Mobilidade
10:00
UNIDADE 7 – MEGATENDÊNCIAS AMBIENTAIS
-
Aula 28 – Sustentabilidade e Escassez de Recursos
11:00 -
Aula 29 – Energias Renováveis e Baterias
08:00 -
Aula 30 – Descarbonização
06:00
ENCERRAMENTO
-
Aula Encerramento
02:00