Megatendências da Transformação Digital

Categories: Conhecimentos Gerais
Lista de desejos Share
Share Course
Page Link
Share On Social Media

Sobre o curso

Um guia para situar sua empresa no mundo digital

Objetivos Específicos:
Compreender a magnitude da Transformação Digital que se manifesta através de diversas tendências de escala global e altera drasticamente a trajetória da economia global e as prioridades das sociedades, impulsionando a inovação e redefinindo os modelos de negócios. Expor aos empresários a necessidade de mudar profundamente as estratégias de criação de novos produtos e serviços, as cadeias de produção e distribuição e, consequentemente, os hábitos de consumo. Empoderado com esse conhecimento, o empresário poderá empresário poderá entender os desafios e riscos, identificar oportunidades de negócios, se preparar para maior competitividade no mercado e planejar a empresa para os cenários de alta complexidade.

Referências:

Sites
https://terciostrutzel.com.br;
http://transformacaodigital.srv.br;
https://StartSe.com;
https://silvio.meira.com;
https://transformaçãodigital.com;
https://www.mitsloanreview.com.br;
https://hbr.org;
https://www.projetodraft.com;
https://endeavor.org.br;
https://inovacao-aberta.com;
https://www.emarketer.com;
https://rockcontent.com;
https://fia.com.br;

Bibliografia
ABURDENE, Patrícia: Megatrends 2010 – o Poder do Capitalismo Responsável. São Paulo. Ed. Campus, 2010.
ANDERSON, Chris. Free : Grátis : o futuro dos preços. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
CHRISTENSEN, Clayton M.: Dilema da Inovação. São Pailo. M Books, 2011.
DOMINGOS, Carlos: Oportunidades disfarçadas. São Paulo. Editora Sextante, 2011.
GABRIEL, Martha: Você, Eu e os Robôs – Pequeno Manual do Mundo Digital: Pequeno manual do mundo digital. Rio de Janeiro. Atlas, 2017.
MARCIAL, Elaine C.: Megatendências Mundiais 2030: O que entidades e personalidades internacionais pensam sobre o futuro do mundo?. Brasilia. IPAE, 2015.
NAISBITT, John: Megatrends: Ten New Directions Transforming Our Lives. Grand Central Pub, 1982.
PARKER, Geoffrey G.; ALSTYNR, Marshall W. van e CHOUDARY, Sangeet Paul: Plataforma: a revolução da estratégia. Rio de Janeiro. Alta Books, 2019.
RIES, Erik: Startup Enxuta. São Paulo. Leya, 2012.
ROGERS, David L.: Transformação Digital: repensando o seu negócio para a era digital. São Paulo. Autêntica Business, 2017.
SAMPAIO, Rafael: Vantagem digital: Um guia prático para a transformação digital. Rio de Janeiro. Alta Books, 2018.
VAZ, Nigel: Digital Business Transformation: How Established Companies Sustain Competitive Advantage from Now to Next. New Jersey. John Wiley Inc, 2021.
WEILL, Peter; WOERNER, Stephanie L.: Qual o seu modelo digital de negócio?. São Pailo. M.Books, 2020.
HARARI, Yuval Noah: 21 lições para o século 21. São Paulo. Companhia das Letras, 2018.

Show More

About the instructors

Tercio Strutzel
Especialista em Negócios Digitais
Possui graduação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em Publicidade e Propaganda com ênfase em Criação. Extensão em Transformação Digital pela HSM / Singularity University. Especialização em Marketing Digital pela BSP – Business School São Paulo. Especialização em WebAnalytics pela Faculdade Impacta de Tecnologia. Extensão em Business Intelligence pela FMU. Extensão em Marketing Analítico pelo Insper. Introdução à Inteligência de Mercado e Business Intelligence pela Saint Paul Escola de Negócios. Extensão em Liderança e Inovação em uma Economia Digital pela Trevisan Escola de Negócios. Autor do livro “Presença Digital – Estratégias eficazes para posicionar sua marca pessoal ou corporativa na web”. Sócio-fundador do escritório de Marketing Jurídico Strutzel & Longo. Criador do Portal Transformação Digital. Palestrante e escritor. Atua na área de Marketing há mais de 30 anos, tendo prestado consultoria para empresas de médio e grande portes.

Course Curriculum

ABERTURA

  • Aula 00 Abertura
    14:00

UNIDADE 1 – MEGATENDÊNCIAS GERAIS

  • Aula 01 – Inovação X Transformação X Disrupção
    18:00
  • Aula 02 – Auto-Capacitação e novas formas de aprendizagem
    18:00
  • Aula 03 – Aumento da Complexidade / VUCA / BANI
    00:00
  • Aula 04 – Aceleração Exponencial
    00:00
  • Aula 05 – Convergência e Conectividade / Hiperconexão
    15:00

UNIDADE 2 – MEGATENDÊNCIAS DE MERCADO

  • Aula 06 – Cauda Longa / LongTail
    00:00
  • Aula 07 – Desintermediação
    10:00
  • Aula 08 – OmniChannel / Lojas inteligentes
    30:00
  • Aula 09 – Desmonetização
    17:00
  • Aula 10 – Empresas Data Driven
    20:00
  • Aula 11 – Novas fronteiras legais
    20:00

UNIDADE 3 – MEGATENDÊNCIAS DE ECONOMIA E NEGÓCIOS

  • Aula 12 – Economia GIG e Futuro do Trabalho
    32:00
  • Aula 13 – Coopetição / Cocriação / CrowdSourcing
    28:00
  • Aula 14 – Capitalismo Consciente
    20:00
  • Aula 15 – Open Banking
    15:00

UNIDADE 4 – MEGATENDÊNCIAS DA INDÚSTRIA

  • Aula 16 – Indústria 4.0 – 10min
    10:00
  • Aula 17 – Automação – Robotic Process Automation
    07:00
  • Aula 18 – Materiais Inteligentes / Smart Materials
    07:00
  • Aula 19 – Supply Chain / Produção descentralizada
    10:00

UNIDADE 5 – MEGATENDÊNCIAS RELAÇÔES DE CONSUMO

  • Aula 20 – Inversão do Vetor de Marketing
    15:00
  • Aula 21 – Paradoxo da Escolha
    08:00
  • Aula 22 – Economia da Atenção
    11:00
  • Aula 23 – Customer Centricity
    07:00
  • Aula 24 – Saúde e Bem Estar
    13:00

UNIDADE 6 – MEGATENDÊNCIAS SOCIOPOLÍTICAS

  • Aula 25 – Novos modelos de Investimento Social Privado
    12:00
  • Aula 26 – Propósito e Ativismo
    12:00
  • Aula 27 – Urbanização / Smart Cities / Mobilidade
    10:00

UNIDADE 7 – MEGATENDÊNCIAS AMBIENTAIS

  • Aula 28 – Sustentabilidade e Escassez de Recursos
    11:00
  • Aula 29 – Energias Renováveis e Baterias
    08:00
  • Aula 30 – Descarbonização
    06:00

ENCERRAMENTO

  • Aula Encerramento
    02:00